Blog da Leardi

Imóveis sustentáveis

  • 24/02/2023

Você já ouviu falar em imóveis sustentáveis? Sabia que essa pratica pode ser muito beneficente para o meio ambiente? Isso mesmo! Imóveis sustentáveis são construções feitas com o objetivo de causar o menor impacto ao meio ambiente, tanto durante a construção quanto depois, quando os moradores viverem nesses lugares. Para isso, as soluções sustentáveis que elas apresentam são pensadas desde o planejamento ao projeto, construção, operação, manutenção, renovação e demolição.


Os chamados Green buildings – Edifício verde – é um termo usado desde os anos 90 para a tendência de construções sustentáveis no mercado imobiliário. Para ser um green building, uma edificação de qualquer tipo deve reduzir ou eliminar seus impactos negativos no clima e na natureza, seja através de sua construção ou ao longo de sua operação. 

Vale ressaltar que não são os prédios novos que têm essa chance: estruturas pré-existentes podem passar por retrofits verdes também, algo que será essencial para a modernização das cidades.






Entre as principais características de imóveis sustentáveis estão:

Água e energia – A água, por ser um recurso muito utilizado, a grande preocupação com sua escassez, poluição e uso para diferentes processos industriais a torna um dos recursos estudados para ser poupado com a construção e moradia sustentável. 

A energia, muitas vezes é gerada a partir de grandes impactos no meio ambiente, como no caso das hidrelétricas. Sendo assim, hoje, o foco é no investimento em fontes de energia sustentáveis, como a solar e a eólica.

Com a energia, a opção mais comum é a instalação de painéis solares, que podem atender casas em sistemas ligados à rede, mas gerar créditos que podem abater a conta de luz no fim do mês. Ou ainda, serem ligado a baterias, em um sistema off-grid – sistema de energia autônomo, também conhecido como fonte de alimentação de área remota, é um sistema de eletricidade fora da rede para locais que não estão equipados com um sistema de distribuição de eletricidade.

Já no caso da água, é comum que em casas sustentáveis seja implantado sistemas de reutilização de água. Por exemplo, a água da chuva que é recolhida para ser usada no banheiro ou para o jardim.






Materiais – Promover um ambiente e processos sustentáveis é um diferencial grande no setor da construção civil e, agora, andam de mãos dadas com os materiais sustentáveis. Nesse sentido, ela pode abranger o uso de várias matérias-primas, seja em detalhes ou em grandes partes da construção, como: 

Vidro reciclado; 

Aço reaproveitado; 

Madeira de reflorestamento; 

Telhas e tijolos ecológicos.


E é essencial buscar materiais que contribuam com obras sustentáveis em todos os níveis. Não somente materiais reutilizados e reciclados. E hoje em dia, a maioria das alternativas torna a obra mais sustentável mesmo após a entrega, quando o cliente começa a utilizá-la, reduzindo consumo de água e energia no dia a dia dos usuários.






A sustentabilidade no mercado imobiliário:

Conforme a preocupação ambiental deixa de ser um nicho para se tornar parte da rotina dos consumidores, é mais comum encontrar pessoas que percebem a questão ambiental como um diferencial e um importante valor na hora de buscar um novo lar. Dessa forma, edifícios que utilizam práticas de sustentabilidade, como geração de energia solar, tetos verdes e descarte consciente de lixo, agregam mais valor e ganham mais destaques.


Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram. @paulorobertoleardi 



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail