Blog da Leardi

Cidade Jardim, um oásis na cidade grande

  • 24/09/2020

O bairro nobre localizado na zona sul de São Paulo às margens do Rio Pinheiros é um verdadeiro refúgio dentro da própria cidade.

A beleza de suas ruas e praças, o clima tranquilo e a proximidade com grandes polos empresariais, faz da Cidade Jardim uma das áreas mais valorizadas da capital paulista.


História

O bairro foi um dos tantos que surgiu graças ao loteamento da Fazenda Morumbi.

As terras que hoje correspondem a Cidade Jardim pertenceram ao bandeirante Alfonso Sardinha e depois foi vendida para empresas que já tinham interesse em loteamentos para as classes sociais mais altas.

A construção do Jockey Clube de São Paulo em 1941 foi essencial para o crescimento do bairro, tornando-o muito famoso graças ao estabelecimento.

A região foi planejada seguindo o estilo de “Garden City” desenvolvida pelo urbanista inglês Ebenezer Howard. O projeto tinha como missão permitir que a população vivesse em equilíbrio com a natureza mesmo dentro das cidades grandes.

No Brasil, essa ideia urbanística foi implementada pela Companhia City e deu origem a tradicionais bairros de classe alta da cidade, como o Jardim Guedala e o Jardim Leonor, bairros que também estão próximos a Cidade Jardim.

Atualmente, a região é considerada uma Zona Exclusivamente Residencial. Entretanto, ainda é possível encontrar comércios e serviços espalhados pelo bairro e, principalmente, ao entorno do mesmo.


Mobilidade

O bairro tem proximidade com duas estações da linha 9-Esmeralda da CPTM, Cidade Jardim e Vila Olímpia.

Já os pontos de ônibus estão localizados nos limites dos distritos, na Avenida dos Tajurás, Rua Engenheiros Oscar Americano e Avenida Magalhães de Castro.

Por estar a margem do Rio Pinheiros, uma parte da Marginal Pinheiros está rente ao bairro.


Lazer

Por ser um bairro-jardim, o Cidade Jardim está repleto de praças e parques, além das ruas bem arborizadas. São mais de 20 praças espalhadas pela região!


1. Jockey Clube de São Paulo

O Jockey Club oferece uma extensa área verde, com conforto e segurança, além dos serviços de restaurante e aluguel de espaço para realização de eventos.

Aos associados ao clube também fica disponível as piscinas climatizadas, os campos de futebol e as quadras de tênis. Para as crianças, tem o espaço de playground e o serviço de passeio a cavalo.

O Jockey também é famoso por abrigar o Hipódromo de Cidade Jardim, onde ocorre as mais importantes corridas de cavalos do Brasil. O local possui quatro pistas de volta fechada, duas destinadas para os treinos e outras duas para as corridas oficiais, sendo uma de areia e outra de grama.


2. Shopping Cidade Jardim

O centro comercial de altíssimo padrão conta com mais de 180 lojas em seus 78 mil m².

Grifes mundialmente conhecidas como Louis Vuitton, Gucci, Dior, Prada, Tiffany & Co., Giorgio Armani, Jimmy Choo, Rolex e Montblanc, são apenas alguns dos nomes que decidiram estabelecer suas lojas no Shopping Cidade Jardim.

O estabelecimento ainda conta com salas VIP de cinema, o maior SPA da cidade e a academia Reebok Sports Club.


3. Parque Alfredo Volpi

Inaugurado em 1970, este parque foi criado com o intuito de torna-lo uma área de preservação ambiental. O nome foi dado em homenagem ao Alfredo Volpi, considerado um dos maiores pintores da história.

O local conta com cerca de 140 mil m², aproximadamente 107 espécies de fauna, sendo a maioria aves e a flora remanescente da Mata Atlântica.

O parque possui pistas de caminhada, trilha em mata fechada, três lagos, praças de piquenique, além de aparelhos de ginástica e playground para as crianças. Também é oferecido um passeio guiado com monitoria de educação ambiental.


Mercado Imobiliário

Cidade Jardim é considerada zona de valor A, segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP).

Por ser uma área residencial e de alto padrão, o bairro é conhecido por seus edifícios residenciais de luxo. Já em seu entorno estão instaladas empresas multinacionais e diversas atividades comerciais.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail