Blog da Leardi

A história do corretor de imóveis

  • 17/02/2023

Poucos sabem, mas a história do corretor de imóveis é cheia de curiosidades e teve uma enorme importância no processo de crescimento e urbanização das cidades do país como um todo. A profissão de corretor de imóveis existe desde a fase colonial, e com o passar dos anos, a atividade evoluiu e se especializou, precisando ser mais estudada.

De acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI, o início da profissão no País teve origem com a chegada da corte portuguesa à Bahia e ao Rio de Janeiro, em 1808, fugindo das tropas portuguesas que invadiram Portugal. Os aristocratas portugueses, que acompanharam o rei Dom João VI, moravam nas melhores residências no Brasil, que marcadas com as letras PR (Propriedade do Rei), depois de desapropriadas, eram desocupadas por seus antigos proprietários. Estas casas foram distribuídas aos cortesões.

Mas só em 1937, foi reconhecido o Primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis, no Rio de Janeiro. E em 1938 surge no Largo do Café, perto do marco zero da cidade de São Paulo, a Associação Profissional dos Corretores de Imóveis, com participação do empresário, Domingos Leardi.

Já em 1940 a profissão era organizada e reconhecida pela sociedade. O poder público já reconhecia como oficiais as avaliações feitas pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis, e os corretores eram segurados no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários, pagando seguro anual obrigatório.

Na década seguinte, são criadas as primeiras imobiliárias e o corretor de imóveis passa a ser visto como um consultor de família. Em 1956 é apresentada uma proposta para formação de curso técnico pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis e um ano depois, é elaborado o primeiro projeto de lei para regulamentar a profissão de corretor de imóveis no 1 Congresso Nacional de Corretores de Imóveis, realizado no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Com tudo isso, a profissão passou a necessitar uma regulamentação e fiscalização.

 

A Era Digital

A década de 60 foi muito emblemática para o avanço – ou discussão da tecnologia. Nela, começaram os primeiros registros de uso da informática para fins comerciais. Viagens à lua, primeiros robôs e até mesmo, o lançamento da Arpanet, uma rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes.

Uma era inimaginável e que trouxe diversos avanços para o mercado imobiliário.

Contudo, somente em 1982, com a ascensão da internet, que o mercado imobiliário começa a inserir dados de imóveis no computador pela primeira vez na história.

Como vimos, a atividade de corretagem de imóveis no Brasil não é recente. Porém, ela só passou a ser uma profissão regulamentada, ou seja, oficializada, a partir de 1962, quando houve um reconhecimento oficial do Estado, com a promulgação da Lei 4.116/62.

Desde então, foram inúmeros avanços, tornando os corretores profissionais aptos para exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.

 

Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram. @paulorobertoleardi




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail